PET Educampo Convida
O “Pet Educampo Convida” é um espaço de diálogo em torno da trajetória de vidas de pessoas que têm-se dedicado (a) pessoal e profissionalmente ao campo da educação, da educação do campo, da educação em ciências, no interior dos movimentos sociais, da educação básica e universitária, da agroecologia e das relações de gênero.
Constitui-se de uma “Roda de Conversa” com pessoas convidadas, que é organizada e conduzida por petianos e petianas.
Tem como pressuposto a compreensão fundamental de que a aprendizagem no contexto educacional também é possível a partir da narrativa das trajetórias individuais e coletiva das pessoas. Ou seja, de que a história da outra constitui-se como um lugar potente para a formação de estudantes e da comunidade universitária.
No dia 21 de outubro de 2019, o PET realizou uma Roda de Conversa dentro do eixo “Mulheres e Agroecologia” e teve o privilégio a presença de Rosângela Vanderlinde que natural de Santa Rosa de Lima, tem 45 anos, casada, tem 4 filhos, agricultora familiar agroecológica, vinda de família de pais agricultores. Parou 4 anos de estudos porque não tinha escola próxima, depois de 4 anos retornou à escola, onde percorria diariamente 23 km para conseguir concluir o Ensino Fundamental. Para concluir o Ensino Médio, foram 10 anos devidos as condições, porque não tinha condições de frequentar o ensino médio normal.
Rosângela compartilhou a experiência de como é ser mulher no campo “A questão da mulher no campo pra mim, foi tranquilo, sempre tive apoio do meu marido. Meu sonho sempre foi comprar um pedaço de terra e trabalhar na terra, nunca quis trabalhar como empregada, acho que não sirvo pra isso”, como orgânico sempre foi muito atraente, avistou ali uma boa oportunidade de empreender. Mas era aquele processo, de quem manda na propriedade, preconceito cultural que ainda tem. Particularmente quando não é na família. Por exemplo, quando chega alguém de fora, sempre perguntam pelo homem da propriedade, quando ele não está. Voltam outra hora, sem dar importância se a mulher está ou não está, se ela poderia ajudá-lo em algo. Infelizmente isso ainda ocorre.”
A agricultora falou sobre a importância dos conhecimentos adquiridos na licenciatura em Educação do Campo para pensar a produção agroecológica em sua propriedade e a preocupação da família em está sempre em processos formativos e de conhecimentos. “Nosso foco é em formação e conhecimento, investir na propriedade para se ter retorno. Nossa família se apoia, se ajuda para o bem de todos. “Meus filhos querem todos ficar na propriedade, estão saindo pra estudar”, assim que se formarem, retornaram já especializados na área que escolheram. Isso tudo ajuda a crescer e permanecer na propriedade.” Afirma Rosângela.
O PET EduCampo Convida realizará uma roda de conversa dentro do eixo “Mulheres e Agroecologia” e receberá Rosangela Vanderlinde, agricultora familiar, formada em Educação do Campo/UFSC com especialização em agroecologia (IFSC).
Não perca essa incrível experiência!!
Contamos com a participação de todas e todos!!!
No dia 21 de agosto, o Pet Convida recebeu a Eliane Genève …pensa numa mulher incrível, encantada com os agricultores e agricultoras do Brasil e cheia de energia e mensagens de esperança para todos e todas envolvidos com a educação do campo. Foi mais uma noite cheia de aprendizado e revigorizante para continuarmos a acreditar que um mundo melhor é possível!! “NE PAS SUBIR” ( Não desistir, não baixar os braços) . Agradecemos a todxs os presentes. Centro de eventos do IFSC Continente lotado com mais de 200 participantes!!! Muito obrigado!!
Além do lançamento do livro da nossa tutora Thaise Guzzatti, foi realizado o sorteio para o público presente de 10 exemplares.
O PET EduCampo Convida realizará uma roda de conversa dentro do eixo “Mulheres e Agroecologia” receberemos a agricultora Eliane Genève da França para conhecer a experiência de agroturismo que serviu de inspiração para a Acolhida na Colônia desenvolvido aqui no Brasil.
No dia do evento também ocorrerá o lançamento do livro “Acolhida na Colonia: Um Espaço de Vida e Encontros” da nossa tutora Thaise Guzzatti.
Contamos com a participação de todas e todos!
No dia 22 de maio, no marco da 6° JURA, o PET CONVIDA recebeu às agricultoras Cátia Rommel e Daphné Arenou, do sítio Aimotuá de Anitápolis, SC. Na proposta de uma roda de conversa, as agricultoras apresentaram o trabalho que vem realizando no sítio e os desafios do trabalho que começou em novembro de 2015.
Elas construíram a casa onde moram e recebem visitantes e colaboradores durante o ano. Além do cultivo de alimentos orgânicos, elaboram geleias e cosméticos naturais que comercializam em algumas feiras em Florianópolis e região.
Cátia e Daphné relataram o processo de organização do sítio e cultivo em sistema agroflorestal e aproveitamento dos recursos naturais que o local oferece. A proposta inicial que as agricultoras defendem é a da autonomia alimentar e ambiental. A escolha de um espaço longe da área urbana tem por objetivo lograr essa autonomia e maior contato com a natureza.
Desafio presente desde o primeiro momento de ocupação do local, no qual instalaram- se em uma barraca durante o rigoroso inverno de Anitápolis, a fim de iniciar a construção da sua casa.
Pet Convida Cátia Rommel e Daphné Arenou, agricultoras ecológicas do Sítio Aimotuá em Anitápolis…
Será sensacional, não percam!!
No dia 04 e 05 de maio de 2019, o PET EduCampo promoveu a IV formação livre em Gestão Comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana. Entre as atividades realizadas ocorreu o PET CONVIDA no Hall do bloco A do CED/UFSC com Marcos José de Abreu – Marquito. Ele é natural de Florianópolis, engenheiro agrônomo, pós graduado em Agroecossistemas, com título de mestrado pela UFSC e vereador do Psol. Referência na cidade e no Brasil em Compostagem, Agricultura Urbana, Permacultura, Agroecologia e Alimentação.
A roda de conversa teve como tema “Dos movimentos sociais à lei municipal de compostagem” e rendeu muitos debates. O PET EduCampo agradece a todas e todos que participaram!
Pet Convida Marquito, que é engenheiro agrônomo, pós graduado em Agroecossistemas. Ele é referencia em Florianópolis e no Brasil em compostagem, agricultura urbana, permacultura, agroecologia e alimentação.
Não fique de fora dessa!!!
Apresentamos a galeria de imagens do encontro Pet Conversa realizado no dia 06/11/2018, na sala 109 do Bloco B / CED . O convidado da vez foi Abdalaziz de Moura que contou sobre a experiência protagonizada pelo SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa. Mora, um dos nomes mais importantes no país na Educação do Campo – com discussões teóricas, mas, principalmente, com trabalho de base com agricultores e na rede pública de educação fechou o ciclo de palestras e rodas de conversa em 2018.
Pet Convida Abdalaziz de Moura do Serta – Serviço de Tecnologias Alternativas / PE.
Não perca!!!
Apresentamos a galeria de imagens do encontro Pet Conversa realizada no dia 18/09/2018 no auditório NDI/UFSC. A roda de conversa proporcionou a todos que estavam presentes a oportunidade de conhecer o belo trabalho realizado pelo Educador, antropólogo e Folclorista Tião Rocha.
A Roda de Conversa teve como inicio a seguinte pergunta:
“É possível fazer educação embaixo de um pé de manga ?”
Através deste questionamento, Tião Rocha contou sua trajetória de vida, suas experiências, e a motivação em fundar, no ano 1984, o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).
Pet Educampo convida em setembro o educador, antropólogo e folclorista TIÃO ROCHA para compartilhar com a comunidade universitária sua história de vida e o trabalho desenvolvido no CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.
Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por Tião Rocha, visite: https://www.youtube.com/watch?v=vDNSgp4eQss
Garanta sua vaga!
Faça sua inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeekSCvb3SyFV8bUxxa6RjV3ELHT4kz2RzbR-Ug-4zDjfez5Q/viewform
Apresentamos a galeria de imagens da Conversa com Alemberg Quindins, realizada no último dia 16/08/2018. O auditório do CCE/UFSC estava repleto de discentes e docentes de diferentes cursos da UFSC e de outras universidades como a UDESC (Grupo Politeia), Ielusc/Joinville e Univali (Balneário Camboriú). A secretária de Educação de Alfredo Wagner, Sra. Vaneilde Campo e outras integrantes da gestão municipal e parceiras da Educampo UFSC também estiveram presentes.
Os e as petianos/as da Educampo organizaram o espaço para acolher o convidado e o público que participou do evento. Organizaram uma mística que emocionou o palestrante, ao colocarem como fundo musical para a poesia lida a música de Alemberg e sua Companheira Rosiane Limaverde, Waiucá .
Alemberg realizou uma fala de aproximadamente uma hora, começando pela geografia, passando pela história, cultura e chegando na educação e na impactante experiência da Fundação Casa Grande do Homem kariri.
Para conhecer mais sobre esta experiência leia a matéria produzida pela Agecom e também a entrevista realizada com Alemberg Quindins, disponível no Pet Conversa com Alemberg Quindins.
O Pet Educampo agradece pela presença!
Fotos: Kátila Thaiana Stefanes e Cynthia Romero
Pet Convida você para participar da Roda de Conversa com o empreendedor social e criador da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri , Alemberg Quindins. O músico irá compartilhar, no próximo dia 16 de agosto de 2018, no auditório do CCE/UFSC, como nasceu esta experiência no sertão do Ceará, onde meninos e meninas exercitam diariamente o protagonismo infantil e jovem. Não percam!
Apresentamos a galeria de imagens da Roda de Conversa com Bel Santos Mayer, realizada no último dia 11/07/2018. Alun@s e docentes da Licenciatura em Educação do Campo, além de outros e outras participantes, puderam conhecer e debater sobre a experiência compartilhada por esta matemática que, desde sua adolescência, acreditou no potencial transformador da educação. Bel compartilhou sua trajetória de vida, suas motivações para o trabalho com educação, as estratégias que utilizou e utiliza para atingir seus objetivos, as parcerias que estabelece… Apresentou o trabalho desenvolvido no Distrito de Parelheiros, àquele com menor IDH da cidade de São Paulo e onde se localizam duas APAS – Áreas de Proteção Ambiental. Falou da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, criada na casa de um coveiro de um cemitério do bairro; do grupo Sementeiras de Direito, grupo de mães formado para discutir questões de gênero, além de outras iniciativas. Para conhecer mais sobre esta experiência, leia a entrevista realizada com a educadora Bel Santos Mayer no link: http://petdaeducampo.paginas.ufsc.br/pet-conversa/pet-conversa-com-bel-santos-mayer/
“Comecei a alfabetizar moradores das favelas do Madalena e do Jardim Elba. Eles aprenderam comigo e eu aprendi muito mais com eles. Aprendi principalmente o quanto a educação consegue transformar a visão das pessoas. Aliás, de nada serve a informação se não for para impulsionar a vida” (Bel Santos Mayer, para GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra).
Fotos: Maria Aparecida Borges custódia & Junior Alberton
O Pet Convida inicia com a participação de Isabel Santos Mayer, conhecida como Bel Santos Mayer. Ela é referência em educação social e bibliotecas comunitárias. Seu sonho é transformar Parelheiros, zona Sul de São Paulo em referência em educação infantil. Para isso, ajudou a criar a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, situada num cemintério de Parelheiros.