Edital 02/2020 Seleção do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Educação do Campo – PET – EDUCAMPO – Estudante bolsista
1- APRESENTAÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial/Pet Educampo da UFSC, em atendimento às Portarias nº 976, de 27 de julho e 2010 e 343, de 24 de abril de 2013, do Ministério da Educação, declara aberto o processo seletivo No. 02/2020 para seleção de estudante bolsista do grupo PET Educampo, sob tutoria da Profa. Thaise Costa Guzzatti.
2- INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA:
O PET é um programa acadêmico direcionado a estudantes regularmente matriculadas(os) em cursos de graduação, que se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professoras(es) tutoras(es), que tem como objetivos: I – efetivação do tripé da educação superior: extensão, pesquisa e ensino; II – o envolvimento das(os) estudantes que dele participam em um processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos; III – a melhoria do ensino de graduação; IV – a formação acadêmica ampla da(o) aluna(o); interdisciplinaridade; a atuação coletiva; o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
3- DAS VAGAS:
São oferecidas 3 (três) vaga para estudante bolsista.
4- DA VALIDADE:
O resultado do presente processo seletivo terá validade por um ano, a partir da homologação do resultado final.
5- DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO:
I. Ser estudante matriculado no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC em um dos seguintes períodos: 2°, 3°, 4°, 5°, 6º ou 7°. Casos de desperiodização serão analisados pela comissão.
II. Não ser bolsista de qualquer outro programa;
III. Apresentar coeficiente de rendimento escolar (IAA) maior ou igual a 7,0 (sete) e não ter tido FI no último semestre;
IV. Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.
6- DAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA NO PROGRAMA:
No Artigo 18º. da Portaria supracitada, são definidas como Atribuições dos estudantes integrantes do PET:
I. Zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II. Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III. Participar durante a sua permanência no PET de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV. Manter bom rendimento no curso de graduação;
V. Contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;
VI. Publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
VII. Fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
VIII. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso (disponível no link http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14961-termo-comp-aluno&category_slug=janeiro-2014-pdf&Itemid=30192)
7- DAS CONDIÇÕES DE DESLIGAMENTO:
Segundo o Artigo 20 da Portaria supracitada, o(a) aluno(a) bolsista será desligado(a) do grupo nos seguintes casos:
I. Conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono do curso de graduação;
II. Desistência;
III. Rendimento acadêmico insuficiente;
IV. Acumular duas reprovações após seu ingresso no PET;
V. Descumprimento das obrigações junto às Pró-Reitorias de Graduação, de Extensão e de Pesquisa, ou equivalentes;
VI. Descumprimento das atribuições previstas no item 6 deste Edital;
VII. Prática ou envolvimento em ações não condizentes com os objetivos do PET ou com o ambiente universitário.
8- DAS INSCRIÇÕES:
I. O rito da inscrição seguirá o cronograma apresentado no item 14 deste edital.
II. Os documentos de inscrição relacionados no subitem III, a seguir, deverão ser apresentados unicamente anexados ao formulário de inscrição disponível em: https://forms.gle/TQqQYQmA7epiBkfY8.
III. Os documentos necessários para inscrição são:
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Formulário de Inscrição devidamente preenchido no link: https://forms.gle/TQqQYQmA7epiBkfY8;
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Histórico Escolar de graduação atualizado;
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Atestado de matrícula do semestre 2020.1;
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Cópia do RG;
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Cópia do CPF;
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Carta de Apresentação e de Intenções, digitada ou manuscrita, com no máximo 1 (uma) lauda. A carta deverá ser redigida de forma criativa e inovadora, explicitando a motivação do(a) candidato(a) em participar das atividades realizadas pelo grupo (o/a candidato/a pode conhecer mais sobre o PET Educampo UFSC em:
9- ETAPAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
9.1. Primeira etapa (eliminatória): Preenchimento do formulário de inscrição mencionado no item 8, com inserção de todos os documentos requeridos conforme solicitados. Nesta etapa não será atribuída nenhuma pontuação, entretanto, a falta de qualquer um dos documentos, ou a inserção no formulário de documentos diferentes daqueles expressamente solicitados, implicará a não habilitação do (a) candidato (a) para a próxima etapa.
9.2. Segunda etapa (10 pontos): a nota equivale à classificação com base no IAA. Serão classificados em ordem decrescente de nota até, no máximo, 6 (seis) candidatos que realizarão a terceira etapa.
9.3. Terceira etapa (10 pontos): entrevista virtual com os(as) candidatos(as), com horário a ser divulgado junto ao resultado da primeira etapa. ATENÇÃO: A segunda etapa será realizada na plataforma Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (ou outro aplicativo de videoconferência). Será necessário acessar a plataforma no endereço que será disponibilizado posteriormente.
A entrevista tem como objetivo conhecer melhor os(as) candidatos(as), suas habilidades comunicativas e interpessoais, o conhecimento que possuem sobre o PET, suas experiências e perspectivas futuras de formação em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como suas possíveis contribuições ao desenvolvimento do Programa e dos demais colegas.
Serão considerados na entrevista: a)interesses pessoais em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão no PET; b)conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial e o PET Educampo UFSC: objetivos, funções e história; c)carta de apresentação e intenções (apresentada no ato da inscrição, conforme item 8 do presente edital); d)disponibilidade de tempo para se dedicar ao PET Educampo UFSC e motivações; e)perspectiva de permanência no PET Educampo UFSC (preferencialmente estudantes dos períodos iniciais, do 2º ao 4º).
10- DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
Serão membros da Comissão de Seleção um(a) estudante integrante atual do PET Educampo, a tutora Profa. Dr. Thaise Costa e mais um(a) professor(a) membro do PET Educampo e/ou convidado do EDC (Departamento de Educação do Campo).
11- Da Bolsa
O(a) estudante bolsista do PET receberá mensalmente uma bolsa de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica. Atualmente, a bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais). O período de duração da bolsa é de até 3 anos, respeitados os critérios apresentados no item 6 (Da permanência no Pet).
12- DO RESULTADO DA SELEÇÃO
12.1 Para o resultado final, será considerada a média simples das notas obtidas pelo(a) candidato(a) na segunda e terceira etapas. Os (as) candidatos(as) aprovados(as) serão chamados(as) em ordem de classificação, de acordo com o número de vagas disponíveis.
12.2 Em caso de empate na segunda etapa ou na terceira, serão adotados os seguintes critérios: I- Estar nas fases iniciais do curso; II- Maior idade.
12.3 O resultado final da seleção será divulgado na página do Pet Educampo UFSC (https://petdaeducampo.paginas.ufsc.br/).
13- DOS RECURSOS
13.1 Os recursos ao indeferimento da inscrição devem ser encaminhados para o email peteducampoufsc@gmail.com, com cópia para thaise.guzzatti@ufsc.br.
13.2 Os recursos ao resultado do processo seletivo devem ser encaminhados por e-mail para paulo.morisson@ufsc.br.
14- DO CRONOGRAMA DA SELEÇÃO
Datas |
Etapas |
Local |
29/06/2020 |
Publicação do Edital |
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30/06/2020–09/07/2020 |
Período de inscrição (finaliza, 12:00 do dia 09/07/2020) |
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09/07/2020 |
Publicação da lista de inscrições deferidas (até às 18h). |
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10/07/2020 |
Processo de avaliação (realização das entrevistas) |
Link a ser divulgado no dia anterior no https://petdaeducampo.paginas.ufsc.br/, junto com a lista das inscrições deferidas. |
13/07/2020 |
Divulgação do Resultado (até 12:00) |
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14/07/2020 |
Homologação do resultado Publicação do Resultado Final da Seleção (até 12:00) |
15- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
15.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
15.2 Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail: peteducampoufsc@gmail.com, thaise.guzzatti@ufsc.br.
15.3 A constatação de quaisquer irregularidades, falsidades e/ou ilegalidades na apresentação da documentação de inscrição implicará em automática e irrevogável desclassificação do(a) candidato(a).
Florianópolis, 29 de junho de 2020.
Thaise Guzzatti – Tutora do Pet