Bolsistas atuais

Nilson Kássio Pereira Lima –  Estudante de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Naturais e Matemática na UFSC, Atuando em reflexões em Filosofia da Biologia e sua interdisciplinaridade no campo da Educação. Experiência em ecologia urbana. Pesquisador de compostagem, tratamento de águas contaminadas e produção agroecológica de alimentos livres de agrotóxicos. Representou a turma Arandu Guarapuvu (em 2023) no Colegiado do Curso. É bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Educação do Campo (PET – EDUCAMPO/UFSC) desde 2024.
Ana Flora Cavalheiro – Graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou do grupo de pesquisa do laboratório POLIMAT da UFSC, realizou estágio obrigatório na indústria de alimentos Alquimya dos cereais e trabalhou como inspetora de qualidade na mesma empresa. Atualmente é graduanda em Educação do Campo – Licenciatura pela UFSC, e bolsista do PET EduCampo.
Brida Helena Gonçalves Fernandes Lima –
Patricia Giseli Anton Soares –

Ana Paula Arnold Machado – mãe de Guapo Noé e de Valentin Cristal. Graduanda na Licenciatura em Educação do Campo- Ciências da Natureza e Matemática, da Turma Girassol 2020/1. Bolsista no PET Educampo desde 2021/1. Acredito na Educação e na Arte como “caminhos do meio” para o acesso à justiça social em todas as suas ramificações. Artista militante desde 2003, através do Teatro de Rua e das Danças Populares. Atuo como Educadora Social desde 2009, lecionando artes diversas e em sala de atendimento educacional especializado com a inclusão escolar. Temas de pesquisa: justiça social; infância no e do campo; gestão de resíduos; o lúdico e as artes na educação do campo; a maternidade no currículo lattes.

Karen da Silva Neto – natural de Belford Roxo – RJ, tenho 25 anos, sou mãe do Kauê e estou na 6° fase do curso de Educação do Campo. Bolsista no PET Educampo desde maio de 2023. Temas de pesquisa: soberania alimentar/ segurança alimentar para populações marginalizadas/ agroecologia.

Juliana Amaral – Graduanda em Educação do Campo, 2º semestre e bolsista pelo programa PET desde maio de 2023. Educadora de Alimentação Viva e Vegana na Promoção da Saúde e Ambiente. Palestrante; Crulinarista; Chef Viva e Vegana;
Ministrante de oficinas, palestras e cursos de alimentação viva e vegana; Atendimento e Suporte para educação alimentar; Eventos e festas; Idealizadora da Escola de Alimentação Viva e Vegana: A’iny Elementos da Terra;
Produção de alimentos vivos. Principais temas de pesquisa: Educação em Agroecologia e Alimentação saudável, saúde, soberania alimentar, insegurança alimentar entre outros.

Graziele Catarina Simas – graduanda em Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática; estudante da 2°fase da Turma Arandu Garapuvu – Florianópolis 2023/1. Sou apaixonada por agroecologia e acredito que o “futuro é ancestral”. Que todos têm o direito a moradia digna e uma alimentação justa, limpa e saudável! Atuo no projeto de Pesquisa e Extensão do Programa Orgânico Solidário, desde 2023. Principais temas de pesquisa estão relacionados com Agroecologia; Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios; A luta contra as desigualdades que evidenciam a fome.

Isabel Cristina de Lima Massaneiro – Natural e residente da cidade de Canoinhas – SC, tenho 33 anos, sou mãe do Guilherme, Davi e Allana e estou na 4° fase do curso de Educação do Campo. Bolsista no PET EduCampo desde novembro de 2022. Temas de pesquisa: Movimento das Mulheres Camponesas/ Compostagem/Benefícios das plantas medicinais do Planalto Norte.

Marcos Aurélio Espindola – Graduando do curso de Educação do Campo. Historiador /pesquisador ambiental.
Bolsista no PET EduCampo desde abril de 2021. Principais temas de pesquisa: ecologia política, conflitos ambientais, desastres ambientais.

Déborah Goulart Silveira – Graduanda em Educação do Campo, bacharel em psicologia, psicopedagoga e mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Bolsista no PET Educampo desde 2023/1.
Atuação: Educadora social no Centro de Educação Popular (Cedep)Temas: Educação Popular e a juventude, abordagem temática freiriana, Educação científica e tecnológica quanto a símbolos sociais.

Rafael da Silva Cezar – Graduando em Licenciatura em Educação do Campo, Neuro psicopedagogo, Biólogo, mestre em Biologia aplicada a saúde e em Educação Científica e tecnológica.
Professor de Ciências na Escola Sarapiquá e Coordenador de projetos no Centro de Educação popular. Principais temas de pesquisa: o letramento científico; Abordagem temática aplicada a sala de aula e na formação de professores; educação popular e manifestações científicas culturais.