Rebeca Araújo Barreto –
Cursando a segunda graduação em Educação do Campo, sendo a primeira Bacharelado em Letras Português pela mesma instituição. Bolsista no PET EduCampo desde maio de 2023. Atuo eventualmente como escritora, revisora textual, editora de periódicos, leciono língua portuguesa e literaturas nível ensino básico. Através de um perfil nexialista, me interessam temas voltados para a área da educação e da sustentabilidade.
Magdielly Kedma Taborda de Lima – tenho 20 anos, sou natural de Rio Negrinho/SC. Estou cursando a 6° fase do curso Licenciatura em Educação do Campo – Área de Ciências da Natureza e Matemática. Sou uma pessoa apaixonada pelos estudos, adoro conhecer e aprender coisas novas. Além disso, não existe nada que eu goste mais do que uma boa conversa problematizando diversas questões, sejam elas de cunho social, político, econômico ou ambiental. Sempre quis ser educadora e sabendo da realidade das escolas públicas, decidi que faria parte do grupo de pessoas que buscam incessantemente a melhoria do ensino nessas instituições. Hoje percebo que esse caminho é árduo, difícil e desafiador, mas sobretudo, inspirador e gratificante. Sendo assim, minha utopia de vida é revolucionar a educação.
Me Chamo Rodrigo Castro Ramirez. Tenho como processo histórico em minha vida uma relação muito forte com a cultura afro brasileira, fazendo parte de algumas manifestações e tradições desde a década de 90, em especial em 1994 com minha iniciação na capoeira. Logo após me inicio na Umbanda, fazendo parte dos estudos e práticas até hoje, em 2019. Minha relação com a universidade, curso e PET, se dá pela proposta de formação, como em todo conjunto a que se propõe como formação. Entrei na turma do Contestado ” turma V” em 2014, minha proximidade com o PET ocorre no final de 2014.2, com uma proposta de entrar no grupo de pesquisa ao qual na época tinha os Educadores Sandra e Marcos como tutores, entretanto, só começo a fazer parte do PET em 2016.1, quando finalizo minha realização de pesquisa com PIBID DIVERSIDADE EDUCAMPO. Dentre destas mudanças, acredito que a estrutura do PET é muito eficiente e importante na formação acadêmica. Considero que desde que entrei no programa percebi uma dinâmica de pesquisa muito qualificada.
Dara Ferreira – Graduanda do curso do Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia – GECA. Membra do coletivo acadêmico CaleCampo. Filha de agricultores integrantes do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST). Bolsista do Programa em Educação Tutorial ( PET)
Cynthia Claudia Romero, graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Natural da Argentina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) desde dezembro de 2017. Principais temas de pesquisa: pedagogias socialistas, sujeitos do campo, pesca artesanal, comunicação e educação.
Jeferson Rodrigo Campana, graduando em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática da Federal de Santa Catarina. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) desde 2018. Ampliando meus conhecimento sobre Agroecologia, tornando dela meu principal tema de pesquisa e atuando/aprendendo em/sobre projetos de Gestão Comunitária.
Samantra Branger Natural de Alfredo Wagner/SC, filha de ex-agricultores. Estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática – UFSC. É educanda da oitava turma denominada Resistência, que tem aulas interiorizadas no município de Alfredo Wagner. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus São Paulo (UNASP-SP). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuou no PIBID DIVERSIDADE de julho/2017 a março/2018 e no PIBID de setembro/2018 a junho/2019. Participou de eventos científicos, nos quais apresentou os projetos que desenvolveu no PIBID. Autora do texto “ Cultura escolar e Cultura da escola: Por uma organização do trabalho pedagógico emancipador” publicado no livro “Estudantes da licenciatura em Educação do Campo: por acesso e permanência, somos resistência! ” Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Educampo UFSC.
Kássia Aparecida Eckel – Graduanda do curso do Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática, da Turma 7 do Planalto Norte Catarinense. Residente do município de Mafra, município no qual são desenvolvidas as ações do Tempo Comunidade e os Estágios do curso. Minha jornada acadêmica começou em janeiro de 2016, desde então, venho aprendendo diariamente com o curso, lutas, transformações, vivências e diversidades fazem parte da minha realidade como futura Educadora do Campo. Fui bolsista do PIBID Diversidade, e agora bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Educampo desde 2019.
Sinara Ern, graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Apaixonada por animais, e cada vez mais interessada em compostagem e biofertilizante. Sou filha de agricultores de Águas Mornas. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) desde junho de 2019. Principais temas de pesquisa: Educação do Campo com interface em Educação Especial. campo: agroecologia, permacultura, agrofloresta, agrossilvipastoril e PRV.
Antony J. Corrêa, 24 anos, membro da turma Contestado (batizada de Mestre Moa do Katendê), é graduado em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Agrárias. Compôs entre os anos de 2015 a 2019 o Coletivo Acadêmico de Licenciatura em Educação do Campo (CaleCampo). Entre 2016 a 2019 participou como bolsista do Pet EduCampo. Integrou neste período a Articulação Catarinense por uma Educação do Campo (ACECAMPO) e a Experiência Interdisciplinar de Vivência (EIV -SC).
Kátila Thaiana Stefanes – Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. Turma Contestado (5ª turma). Atuante do movimento estudantil pelo CaleCampo (Coletivo Acadêmico das e dos estudantes da Educação do Campo). Participa do Grupo de Estudos em Educação, Escolas do Campo e Agroecologia – GECA. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) EduCampo. Principais temas de pesquisa: Educação para Sexualidade e Gênero, Identidade de gênero, Educação sexual, gênero e respeito. Envolvida com o coletivo Mãestudantes UFSC.
Aline Daniela Sauer – Possui graduação em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade do Contestado – UNC (2014). Graduação em andamento de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professora das disciplinas de física/matemática – Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Participa do Grupo de Estudos em Educação CEUCI. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) EduCampo. Pesquisadora voluntária de Iniciação Científica. Principais temas de pesquisa: Qualidade de Vida, Educação Ambiental e Agroecologia.
Fabiana Cordeiro dos Santos de Souza – Olá, me chamo Fabiana, tenho 20 anos, sou do município de Itaiópolis. Estudei sempre em escola pública, ainda no 3º ano do EM prestei vestibular para a Lic. Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática. Em janeiro de 2016 iniciei o TU em Florianópolis (Turma 7), com os estágios e as vivências que o curso me proporcionou, a relação com a educação foi ficando mais forte. A Educação do Campo me trouxe experiências maravilhosas, companheiros e companheiras incríveis. Fui bolsista do PIBID Diversidade, e agora bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), faço parte do Coletivo Feminista Marielle Franco, criado por estudantes e professoras do curso. Futuramente pretendo cursar Ciências Sociais e me especializar cada vez mais em educação.
Eduarda Yanara Souza dos Passos – Estudante da Licenciatura em Educação do Campo – Áreas das Ciências da Natureza e Matemática (Turma 7). Residente do município de Mafra, no Planalto Norte Catarinense, município no qual são desenvolvidas as ações do Tempo Comunidade e os Estágios do curso. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) desde 2017. Integrante do Coletivo Feminista Marielle Franco, criado por estudantes e professoras do curso, compartilhando experiências e vivências sobre o ser mulher na universidade e na sociedade.