PET EduCampo – UFSC presente no XXVI SulPET/2024
Para o PET EduCampo, participar de um evento acadêmico como o SulPET (ciência e resistência) foi uma experiência enriquecedora. Perpassando pela pesquisa, educação e extensão. Propiciando uma atmosfera de troca de conhecimentos entre as diversas formas de pensar e fazer ciência, e seus expoentes. Uma verdadeira profusão de saberes em prática. Desde os Grupos de Trabalhos, o trabalho dos coordenadores, a fala dos palestrantes, como tudo concatenou até as deliberações e encaminhamentos da assembleia foram exemplares de qualidade coletiva.
Os participantes tiveram a chance de apresentar pesquisas, e práticas extensionistas em painéis virtuais, com mediação sob medida, abertura a discussão ou perguntas. E publicação científica. A equipe do PET EduCampo – UFSC submeteu ao evento um resumo simples sobre o projeto de compostagem, e um resumo expandido com tema PET da Licenciatura em Educação do Campo UFSC. De modo que imprevistos mais que tudo contribuem com emoção, são desafios a serem superados. E se toda experiência é válida, o SulPET é o espaço onde a diversidade teórica e prática se encontram. Nosso trabalho resume o longo caminho percorrido pela Licenciatura em Educação do Campo, desde suas demandas interiorizadas até o reconhecimento pelo MEC. Da formação do PET nacional, na UFSC, e na LEdC. Dos três princípios que galgam o PET: Pesquisa, Educação, Extensão. Do Eixo norteador da Licenciatura em Educação do Campo na UFSC que é a agroecologia. E de 3 projetos em desenvolvimentos pelo PET EduCampo: Compostagem, Orgânica Solidário, Horta Margarida, e Alimentação Viva. E como tudo isso contribui para a formação do bolsista.
O SulPET/2024 foi um evento impulsionador de oportunidades futuras, como perspectiva de estágios e redes de contato que podem ser cruciais para a carreira dos estudantes. A possibilidade de interagir com tutores e profissionais da área e conhecer as últimas inovações dos colegas de outros PET’s é notório e contribui muito à formação profissional. Não apenas enriquecem o conhecimento acadêmico, mas também preparam o intelecto dos estudantes para os desafios, em sua formação.