Nos últimos dias 18 e 19 de outubro, o Pet Educampo UFSC, através do coletivo de estudantes bolsistas de Fraiburgo, realizou uma série de atividades na Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio.
No dia 18 à tarde aconteceu uma roda de conversa sobre os circuitos curtos de comercialização de alimentos com alunos do ensino médio. A convidada foi a Engenheira Agrônoma e Doutora em Geografia Daniele Lima Gelbcke. Ela apresentou para os presentes a experiência das Células de Consumidores Responsáveis e discutiu sobre construção social de mercados e mercados de proximidade: vantagens e desafios. Na sequência, bolsistas do PET Luana, Nathan e Jailson apresentaram a experiência das Cestas em Domicílio, iniciativa que desenvolvem junto a escola.
Na parte da noite foi a vez da tutora, Professora Thaise Guzzatti realizar uma palestra para estudantes, professores, agricultores e lideranças dos municípios de Fraiburgo, Frei Rogério, Tangará e Curitibanos sobre agroturismo. O evento contou com apoio, além da Escola, do mandato do Dep. Padre Pedro e da Cresol. Um projeto para criação de um circuito agroturístico do Contestado na Reforma Agrária será iniciado no próximo ano.
Confira algumas imagens: http://
No último sábado (23/10/21) três famílias da Horta Nova Descoberta / Monte Serrat foram visitar o Sítio Florbela em Florianópolis. Trata-se de uma aproximação dos agricultores Elaine e Sergino que produzem para o Orgânico Soldiário com famílias que recebem os alimentos e, agora, produzem parte deles também na horta que foi implantada com participação do Pet Educampo.
O Sítio Florbela trabalha com sistemas agroflorestais e faz parte da Rede Ecovida. Compartilharam com os visitantes todo o processo de implantação do sítio, técnicas e forma como trabalham (sistemas agroflorestais e agroecologia), também falaram sobre comercialização, produção de óleos essenciais e desidratados, além da parte das mudas.
Foi um dia de muito aprendizado e inspiração. Gratidão aos agricultores que, sempre de forma solidária e com muita disposição, contribuem para espalhar sementes de uma produção e vida saudável.
http://
O Pet Educampo está participando da implantação da horta comunitária Nova Descoberta, no Monte Serrat.
Confiram a reportagem:
O Pet Educampo participou de uma visita diagnóstico no Monte Serrat, na Comunidade Nova Descoberta. O objetivo é implantar uma horta comunitária, atendendo uma reivindicação dos/as moradores/as locais. Há tempos eles e elas solicitam atenção do poder público (e não recebem apoio!) para implantação de espaços de sociabilidade no local, como parque infantil, espaço para reuniões, entre outros. Lembraram que a única presença pública lá é da polícia (heliponto e base do batalhão).
A comunidade resolveu se organizar e quer começar pela implantação da horta comunitária. Essa vontade “casa” com anseio do Orgânico Solidário de aliar a doação de alimentos orgânicos com a produção local. Então, confira imagens da primeira aproximação e aguarde novidades!!!!
http://
No último dia 12 de agosto fomos convidados a visitar a Comunidade Nova Descoberta, situada no Monte Serrat. O desafio colocado pelas e pelos comunitárias/os é formar uma horta comunitária. Trata-se do sonho – da comunidade, mas também do Orgânico Solidário… conciliar a doação de alimentos orgânicos com a produção local.
As pessoas presentes, representadas pela Associação de moradores e pelo Instituto Vilson Groh, destacaram que a comunidade é esquecida pela gestão municipal e que há anos reivindicam espaços de sociabilidade, principalmente para crianças.
O terreno cedido pela prefeitura será preparado pela comunidade para uma oficina prática que será organizada pelo PET. Aguardem novidades e confiram nossa galeria de imagens da visita:
http://
O programa Orgânico Solidário, ação de solidariedade que conta com a participação do Pet Educampo UFSC na sua coordenação, foi destaque em Matéria da TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A jornalista Deluana e a equipe de reportagem, com um olhar amoroso, apresenta o programa em toda sua amplitude e beleza: dos agricultores que produzem os alimentos orgânicos até as pessoas que tanto sofrem pelas ausências da vida, sobretudo pela fome, passando pelos muitos e muitas que se dedicam de forma voluntária para que tudo aconteça. Fica a gratidão do Orgânico Solidário para com toda equipe da TV AL e um convite para que todos/as assistam a reportagem. É de encher os olhos e o coração.
https://www.youtube.com/watch?v=NNs2tQP-paA&t=68s