Live sobre “Juventude, agroecologia e sucessão no campo”

23/11/2020 08:32

O último Censo Agropecuário de 2017mostra que em Santa Catarina, houve um significativo envelhecimento na agricultura. Em dez anos, o número de produtores agrícolas com menos de 45 anos encolheu 41%. São 44 mil pessoas a menos. Ao mesmo tempo, houve um aumento de 27% dos produtores com mais de 55 anos. E as pessoas entre 45 anos e 75 anos já são 70% daquelas que estão na agricultura.

São muitos os fatores para explicar a “fuga” de jovens da agricultura e, por consequência, as dificuldades para assegurar a sucessão nos estabelecimentos agropecuários: dificuldade de remuneração justa; baixo acesso à educação no campo; infraestrutura precária (poucas oportunidades para ações culturais, esportivas e de lazer, escasso acesso à telefonia celular e à internet); a expansão do agronegócio; a falta de políticas públicas de estímulo a práticas agrícolas respeitosas ao meio ambiente e ao conhecimento dos agricultores, dentre outros.

O tema da sucessão remete à questão de como os jovens constroem estratégias para permanecer e trabalhar no meio rural. A agroecologia e a diversificação das atividades nas Unidades Familiares de Produção Agrícola são apontadas como alternativas capazes de possibilitar a permanência dos/das jovens no campo.

O NEPerma/UFSC e o Pet Educampo UFSC convidam você a conhecer, refletir e conversar com Leandro Assing, Hélinton Andrade e Natacha Eugênia Janata com mediação de Thaise Costa Guzzatti, sobre estratégias adotadas por jovens que estão construindo um projeto de vida e de futuro no campo, dia 23 de novembro, às 17:00h – horário de Brasília (GMT -3). Faça aqui sua inscrição para receber um lembrete minutos antes de iniciar a sessão ou acesse aqui diretamente durante a transmissão.

Tags: agroecologiajuventude ruralpet educampo ufsc

O Orgânico Solidário completa a 30a entrega!!!!

20/11/2020 13:04

Hoje, 19/11/20, estamos completando nossa 30a entrega! Não está fácil, mas conseguimos, graças ao nosso time de voluntários, empresas parceiras e principalmente nossa comunidade de doadores, manter entregas regulares para famílias da Acam e do CCEA. As crianças do Lar Recanto do Carinho também estão recebendo semanalmente caixas de alimento saudável e saboroso!

Nossa 30a entrega foi no CCEA (Centro Cultural Escrava Anastácia) em Florianópolis (50 cestas), três outras foram destinadas para o Lar Recanto do Carinho e outras duas foram para a estudantes da Licenciatura em Educação do Campo em situação de vulnerabilidade. Os produtos vieram do Recanto Moinho de Luz de Rio Fortuna (Conheça a propriedade).

Também recebemos nossa doação de caixas para os próximos meses  de projeto…

Com as entregas extras, ultrapassamos a marca de 13 mil kg de alimentos orgânicos adquiridos de forma justa e distribuídos para quem mais precisa.

Confira fotos da entrega: http://