Sessão ao vivo: “Jovens mulheres na Agroecologia”

06/08/2020 13:34

Embora muitas vezes invisibilizadas pela lógica mercantil, as mulheres estão presentes em todas as atividades da agricultura familiar. Organizadas em diferentes movimentos sociais, o esforço histórico feito por elas para superar desigualdades de gênero socialmente construídas, na cidade ou no campo, repercute no movimento agroecológico, pois sem feminismo não há agroecologia. As mulheres são produtoras de bens e gestoras do meio ambiente e, principalmente, portadoras de um conhecimento baseado nas relações de afeto e cuidado que são fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida no campo.

Apesar de muitos avanços em relação às questões de gênero no meio rural e reconhecendo que há diferenças territoriais importantes no Brasil que impactam tais realidades, as mulheres do campo seguem firmes em sua transição para a agroecologia enfrentamento das questões clássicas de gênero no seio da família e comunidade. Assim é importante reconhecermos como se dá a participação e o papel das mulheres no fortalecimento da agroecologia e quais são suas perspectivas e desafios.

O Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC e o PET Educampo convidam você para saber mais sobre a trajetória de vida de 4 jovens: Joana Nascimento, Josilene Gois, Cátia Rommel e Daphené Arenou, e o enfrentamento do duplo desafio: ser jovem agricultora na atualidade e a opção pela agroecologia. Venha debater sobre as questões de gênero no meio rural numa sessão ao vivo na próxima segunda, dia 10 de agosto às 19:30h – horário de Brasília (GMT -3).

Faça aqui sua inscrição para receber um lembrete minutos antes de iniciar a sessão ou acesse aqui diretamente durante a transmissão.