No dia 22 de maio, no marco da 6° JURA, o PET CONVIDA recebeu às agricultoras Cátia Rommel e Daphné Arenou, do sítio Aimotuá de Anitápolis, SC. Na proposta de uma roda de conversa, as agricultoras apresentaram o trabalho que vem realizando no sítio e os desafios do trabalho que começou em novembro de 2015.
Elas construíram a casa onde moram e recebem visitantes e colaboradores durante o ano. Além do cultivo de alimentos orgânicos, elaboram geleias e cosméticos naturais que comercializam em algumas feiras em Florianópolis e região.
Cátia e Daphné relataram o processo de organização do sítio e cultivo em sistema agroflorestal e aproveitamento dos recursos naturais que o local oferece. A proposta inicial que as agricultoras defendem é a da autonomia alimentar e ambiental. A escolha de um espaço longe da área urbana tem por objetivo lograr essa autonomia e maior contato com a natureza.
Desafio presente desde o primeiro momento de ocupação do local, no qual instalaram- se em uma barraca durante o rigoroso inverno de Anitápolis, a fim de iniciar a construção da sua casa.
Em relação ao tema “Mulheres e Agroecologia” foi levantada a questão do patriarcado, com maior força no médio rural e o preconceito sobre o conhecimento e capacidade delas nas tarefas da lavoura. Ressalta em sua fala que as capacidades e conhecimentos não estão introjetados nas genitálias da mulher e do homem, que estão aptas e são capazes de construir sua casa como produzir na agricultura, como qualquer um. O limite para o insucesso na realização das tarefas não é biológico, e se encontra na falta de explicação qualificada derivada do preconceito de gênero.
Mesmo diante do estranhamento que a chegada delas causou em Anitápolis, seguiram em frente defendendo o espaço feminino na produção agroecológica.
Sobre a experiência de participação na 6° JURA, Cátia e Daphné expressaram: “Para a gente foi muito forte participar da roda de conversa. Fez refletir muito sobre nossas escolhas, sentir força e nessa época de resistência, nos ajuda muito a seguir em frente. Achamos esses momentos e espaços de partilha muito importantes e gostaríamos poder participar sempre que for possível! A feira também foi bem proveitosa.”
E nós do PET EduCampo agradecemos por este momento de aprendizado e troca de ideias!!! Muito obrigado!!!!!