PET Educampo Conhece o projeto Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA em Permanbuco

19/12/2018 13:58

O bolsista Lucas Ruth Furtado visita o projeto SERTA, pelo PET Conhece.

Durante os dias 03 a 07 de dezembro de 2018, participei de uma experiência inesquecível, a visita ao Serta (Serviço de Tecnologias Alternativas) e centro de ensino em agroecologia no município de Glória do Goitá, Pernanbuco e região. Esta visita só foi possível por causa do PET CONHECE, subprojeto do Programa de Educação Tutorial da Educação do Campo (PET Educampo).

Durante a visita fiquei em contato direto com pessoas que participam ativamente do Serta, sendo na organização dos espaços, professores, colaboradores e estagiários. Foi de grande valia como formação e também como material de pesquisa para nosso livro.

O objetivo da visita foi conhecer a experiência apresentada por Abdalazis de Moura, um dos fundadores do projeto Serta e da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável), no PET CONVIDA realizado, com êxito, no dia 06 de novembro de 2018

O Serta foi criado em 1989 por um grupo de jovens que participavam de um projeto de capacitação (CECAPAS) juntamente a produtores rurais de PE que sofriam com as fortes estiagens no sertão do estado. Esse mesmo grupo mesmo após o final da ação com os agricultores pelo projeto, deram continuidade em seus trabalhos nas capacitações informais de jovens rurais. Com o passar dos anos vendo que o movimento cresceu, refletiram sobre começar a ocupar demais espaços educativos, na transformação de vida e educação de jovens, então pensaram em mobilizações com professoras das redes municipais de ensino, escolas e lideranças políticas.

A Peads é uma proposta que visa, por meio da escola, transformar a realidade dos estudantes e famílias do campo de Pernambuco. O grupo de jovens que vinham desde 1989, através do que chamam hoje de Serta, estudando a realidade das famílias camponesas de Pernambuco, perceberam que para mudar a realidade dos jovens do campo, e agricultores, precisavam mudar a escola, e para mudar a escola teriam o desafio de melhorar a estrutura da educação como um todo, ou seja, mudar também o olhar das lideranças dos municípios.

Hoje o Serviço de Tecnologias Alternativas, já no auge dos seus trinta anos, vem capacitando jovens do campo através de seu curso técnico em Agroecologia, e apoiando as escolas que aderiram a metodologia da Peads. Vem sendo um centro de referência em sustentabilidade nas sedes Glória do Goitá, zona da mata norte em – PE e Ibimirim no sertão de – PE.

Passei os quatro dias fazendo entrevistas e conversas informais com pessoas ligadas ao Serta e visitas nas escolas da região que adotam a Peads. Na Escola municipal Maria José Monteiro, tive a oportunidade de vivenciar a devolutiva dos estudantes para a escola e pais, uma das principais etapas dentro da proposta que foi implementada com apoio da secretaria de educação do município de Vicência – PE.

Dentre as escolas visitadas se encontram duas da rede municipal de ensino infantil de Vicência – PE, ambas adaptaram a Peads para o ensino infantil e para as crianças da cidade. Outra escola visitada, também na rede municipal de Vicência, atende desde crianças dos anos iniciais até jovens do 9º ano, de famílias de pequenos agricultores e provenientes dos povos do campo. A última, mas não menos importante foi a Escola Estadual Dom Ricardo Vilela, situada em Nazaré da Mata – PE, numa região periférica da cidade, que atende jovens do ensino fundamental final, médio e EJA (educação de jovens e adultos). Esta escola aos poucos vai adotando a Peads, pois conta com a direção de uma professora que teve formação no projeto Serta, mas não tem a proposta em seu currículo, que segundo a direção e o próprio Serta, é projeto para os próximos anos, fazer com que escolas estaduais também adotem a metodologia da Peads.

Nessa escola tive a felicidade de participar de uma reunião de planejamento com o Professor Moura, onde foi discutido a maior participação entre a escola e o Serta, a adoção da metodologia Peads em seu currículo e a possibilidade dessa escola ser um polo do Serta em apoio a intercâmbios e demais ações que vem se propondo

Em resumo foi essa a minha vivencia, aprendi muito com as pessoas que tive contato, conheci a proposta em sua essência e pude trocar conversas muito significantes para a vida acadêmica e profissional nesses ambientes por onde passei. Aproveito para agradecer as pessoas que me receberam.

Texto/fotos:Lucas Ruth Furtado