Homologação resultado final – Edital seleção de bolsista PET No. 03/2018
Homologação resultado final – Edital seleção de bolsista PET No. 03/2018 – Homologação de resultado final
Homologação resultado final – Edital seleção de bolsista PET No. 03/2018 – Homologação de resultado final
Confira o resultado final do Edital de seleção de bolsista do Pet Educampo UFSC 03/2018 – Resultado final site
Confira a homologação de inscrições e agendamento de entrevistas – Edital 03/2008 – Seleção de bolsistas PET Homologação e entrevistas
Lista das inscrições deferidas para o Edital 03/2018 para seleção de bolsistas do PET. Deferimento das inscrições
Entre os dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, a bolsista do PET Educampo Cynthia Claudia Romero, visitou o projeto da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Ceará.
Foram quatro dias intensos de aprendizado, conhecendo atividades que crianças e jovens realizam na Fundação e conversando com algumas mães que acompanham de perto os passos e conquistas de cada umdeles. NaCasa Grande o trabalho
começa cedo, quando as crianças chegam por volta de 06:40h para abrir as portas do Memorial do Homem Kariri, realizando tarefas de organização e limpeza do espaço. Elas brincam enquanto ficam atentas a chegada de algum visitante que será guiado pelo memorial, explicando a importância de cada sala de exposição. Eles fazem o percurso da casa toda, mostrando também os espaços de laboratórios, biblioteca, teatro e estudo de rádio. Logo eles voltam a brincar.
Mais tarde alguém os chama para fazer o programa de rádio e eles seguem para esta nova tarefa, brincando e aprendendo! O dia e as horas vão passando. São crianças e jovens que viajam para outros estados e países como representantes da Fundação, dando entrevistas, apresentando exposições, fazendo apresentações musicais, dentre outros. Vão ensinando e aprendendo por cada lugar que passam.
Desde 1992, ano que o Memorial do homem Kariri abriu suas portas, as crianças foram chegando e ocupando o espaço que hoje abriga a Fundação, um restaurante, um café e um teatro.
As portas da casa abrem às 7:00 e permanecem abertas até às 22:00 h. Tem momentos em que as crianças da comunidade entram para jogar bola ou brincar no parquinho e horas em que existe uma calmaria, pois estão todos ocupados desenvolvendo alguma tarefa. Tem dias de mutirão de limpeza e tem dias de todos irem no cinema que fica na cidade vizinha, Juazeiro do norte, por conta de um Festival que lá acontece. Tem semanas de eventos, como a Mostra Sesc Cariri de culturas que terá lugar nos dias 16 a 20 de novembro e em que todas as crianças ficam envolvidas com a movimentação da casa, especificamente do teatro e das apresentações, cuidando do som, imagem, recepção e fotografia.
O que mais chama a atenção é a forma em que eles aprendem enquanto brincam, enquanto estabelecem vínculos com as outras crianças e com as responsabilidades das tarefas. Todos vão passando pelas várias funções da casa até encontrar uma com a qual se identificam e decidem se aprofundar, então os mais velhos auxiliam para que isso também aconteça de forma natural, brincando.
O projeto também contempla as pousadas domiciliares, que são de algumas mães das crianças que participam da casa e que surgiu como demanda para atender aos turistas que visitam a fundação. Elas são oito atualmente e se organizam mediante um sistema de rodízios para receber os visitantes, dando oportunidade de todas as pousadas se beneficiarem. As mães se reúnem periodicamente para conversar sobre as reservas e eventos agendados.
O restaurante situado dentro da fundação é administrado por uma das mães também. Tem também uma lojinha que comercializa camisetas que retratam a fundação, Nova Olinda e o Crato, servindo como fonte de renda para outras famílias.
Muitos dos que passaram pela casa quando crianças, hoje tem curso superior e trabalham em outras cidades, mas sempre voltam para a Fundação Casa Grande para alguma atividade pontual ou simples visita. Eles gostam de voltar, de reencontrar os amigos, de conhecer as novas crianças. Eles dizem: “a gente sai da Casa Grande, mas a Casa Grande nunca sai da gente”. E penso que agora entendi o por que, simplesmente porque é um lugar “encantado” em que respira-se educação, respeito, responsabilidade, compromisso, criatividade, liberdade e amor.
Muito obrigada a todos e todas pelo tempo compartilhado, pelas conversas e ensinamentos! Vou levar para sempre esta experiência no meu coração!
Texto/Fotos: Cynthia Claudia Romero
Está aberto o edital para seleção de bolsista do Pet Educampo UFSC. Estão sendo oferecidas 02 bolsas para estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. Período de inscrições de 07-17/11/2018. Confira o edital abaixo!
Edital – Edital bolsista
Anexo 1 – ANEXO 1 – Edital bolsista
Anexo 2 – ANEXO 2 – Edital bolsista
Anexo 3 – ANEXO 3 – Projeto
Anexo 4 – ANEXO 4 – Pet Convida