Kátila do Pet Educampo UFSC visita projetos sociais em Parelheiros, distrito de SP

08/10/2018 13:46

Entre os dias 02, 03 e 04 de outubro eu, Kátila Stefanes, bolsista do PET EduCampo tive a satisfação de conhecer alguns Projetos sociais desenvolvidos em Parelheiros, distrito de São Paulo/SP. O Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), através de suas e seus gestores, técnicos, bolsistas e voluntários, realizam um trabalho de alto impacto social e educacional, dando pistas para a transformação da sociedade brasileira.

Comecei esta viagem de descoberta pela “Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”, uma biblioteca autogestionada por jovens e que fica dentro de um cemitério, na antiga casa do coveiro. Um lugar aconchegante e que recebe muitas pessoas que adquirem, através desse espaço e das ações realizadas, um gosto maior pela leitura.

O “Centro de excelência – Vargem Grande Comunidade Saudável” desenvolve, junto com a comunidade, trabalhos de resgate da permacultura, ações de alfabetização de adultos, atividades de leitura, de dança e oficinas das mais variadas formas. Além disso, disponibiliza computadores e livros, conta com uma brinquedoteca, uma cozinha dedicada ao desenvolvimento da alimentação saudável, além de outros espaços para uso da comunidade.

As “mães mobilizadoras” com toda a força da mulher, buscam auxiliar gestantes e mães com crianças de 0 a 6 anos (não abandonando a partir dessa idade), com todo o cuidado que essa fase demanda, em 5 bairros diferentes em Parelheiros. Construíram algumas ferramentas para auxiliar essas mulheres nessa nova fase de vida, como a flor de mãe (um calendário de amamentação), uma bandeira que busca demarcar que naquela casa tem uma gestante ou uma criança pequena para a comunidade ter conhecimento, entre outras coisas.

A “casa das histórias” é um espaço colorido e divertido, que busca atender as crianças e a comunidade ao redor, trazendo todo o encanto da leitura e da cultura.

“As Amaras” são um grupo de mulheres que trabalham com alimentos saudáveis, aprendendo e desenvolvendo receitas e cardápios deliciosos na lógica da alimentação saudável para a comunidade.

São muitas atividades desenvolvidas pelas pessoas dessa localidade. Gostaria de aproveitar essa publicação e agradecer de coração, todas as pessoas que me receberam nesses projetos e me contaram algumas de suas histórias.

Aos jovens da Biblioteca Caminhos da Leitura, as mães mobilizadoras, as Amaras, as pessoas da Vargem Grande Comunidade Saudável e ao pessoal do IBEAC o meu muito obrigada! Foi um prazer estar esse tempo com vocês.

Pet Educampo UFSC Conhece!

03/10/2018 14:30

A petiana Kátila Stefanes está em São Paulo conhecendo o trabalho desenvolvido pelo IBEAC em Parelheiros. Na foto, Kátila (direita), jovens da Biblioteca comunitária Caminhos da Leitura e Bel Santos Mayer.